Rede Corporativa
22 de outubro de 2021.
09/03/2021
Blog
O que é Gestão de T.I e o que você precisa saber?

A transformação digital nas empresas é uma realidade que tem impactado fortemente na produção, na comercialização e no relacionamento entre marca e cliente. 

Por isso, nesse cenário, a Gestão de Tecnologia da Informação ganha destaque e mostra ser um dos serviços essenciais dos negócios do futuro. 


A tecnologia já é uma parte integral da nossa rotina, e com o uso das novas tecnologias, isso não é diferente para as empresas. Logo, uma boa Gestão de TI é fundamental para o crescimento de negócios em todos os setores.


Portanto, neste artigo mostraremos o que é a Gestão de T.I e os benefícios de implementar em seus negócios!


O que é Gestão de T.I?


A Gestão da Tecnologia da Informação é o setor responsável pela direção da tecnologia utilizada para guardar e distribuir dados nas empresas. Isso pode significar o software que você utiliza para gestão de estoque, o sistema de atendimento online para clientes e até os computadores utilizados pela equipe. 


Então, a  Gestão de T.I é responsável pela administração dos recursos tecnológicos utilizados em todo processo de tratamento da informação de uma organização. Esse setor tem como objetivo otimizar o processo de armazenagem e acesso de informações, e garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a todos os dados e somente quando isso for solicitado.


Esse setor aplica uma série de modelos, metodologias, processos, técnicas e ferramentas que ajudam a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da tecnologia da informação. Logo, ela vai além da informática e também envolve:


  • Pessoas: participam do processo de tratamento da informação;
  • Processos: estruturam a TI e a organização;
  • Tecnologia: dá suporte aos processos.

A revolução digital tem transformado o mundo dos negócios. Por outro lado, a tecnologia também aumentou a competitividade, fazendo com que a inovação e a transformação digital sejam cada vez mais necessárias.


A Gestão de Tecnologia da informação consegue automatizar processos, melhorar a comunicação interna e oferecer mais dados para a tomada de decisão dos gestores, o que colabora para a redução de custos e o aumento da competitividade.


Essa gestão garante o aumento na disponibilidade dos serviços de todo o ambiente tecnológico, ajudando a identificar rapidamente qualquer problema durante o uso de determinados serviços. 


Outro benefício importante desta gestão é o aumento da produtividade. Quando se adicionam tecnologias certas e que contribuem também para a gestão de conhecimento, há uma maior produtividade, aproveitando melhor o capital humano.


Essa gestão também ajuda a detectar os possíveis gargalos da empresa, auxiliando a tornar o negócio como um todo mais eficiente. 

Portanto, a Gestão de Tecnologia da Informação assume um papel estratégico em muitas empresas, pois é capaz de transformar o negócio através de soluções tecnológicas. É de extrema importância que sua empresa conte com uma boa equipe de T.I, que possua conhecimentos diversos e antenados em novas tecnologias.

Investir nesse setor é fundamental para os negócios que desejam crescer e prosperar, pois a transformação digital já é uma realidade.

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite