Rede Corporativa
04 de março de 2021.
12/02/2021
Blog
O que é Gestão e o que você precisa saber?
Ouve-se muito falar em gestão, e esse sempre foi um processo natural para os empreendedores, que são aquelas pessoas que buscam formas de fazer suas ideias e sonhos acontecerem, mas é sempre importante entender a base teórica para saber como fazer tudo isso acontecer.

Por isso, neste artigo, desvendaremos para você o que é gestão e o que você precisa saber sobre esse assunto para realinhar seus objetivos e preparar o seu futuro!

Simplificando, gestão é a arte de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias com um alinhamento em direção a um objetivo. A pessoa capaz de exercer essa função é aquela que define caminhos e cria metas, e é capaz de assumir o controle de uma situação.

Portanto, o gestor precisa de capacidades de pensar estrategicamente, de análise, indicadores e principalmente de liderança. Uma boa gestão move uma organização, fazendo com que ela permaneça em constante evolução.


A gestão possui um conceito amplo em volta dela, mas pode tomar diversas formas na rotina de uma empresa, pode significar coisas diferentes dependendo da situação, então abordaremos alguns tipos de gestão mais conhecidos que se podem encontrar ou desenvolver em uma carreira.

Tipos de Gestão mais conhecidos

Gestão Empresarial: Esse tipo de gestão é a que engloba todas as características fundamentais para bons gestores. Envolve administração, análise, coordenação e previsão tanto de processos quanto de pessoas.

Gestão Financeira: Apesar de ter as mesmas atribuições da empresarial, o foco da gestão financeira está no gerenciamento de processos e registros do dinheiro relacionado ao negócio: fluxo de caixa, investimento, orçamentos entre outros.

Gestão de Pessoas: Gerir pessoas é saber delegar e dar poder aos colaboradores para que se expressem e possam tomar decisões por conta própria, afinal, são eles quem formam o núcleo produtivo que vai possibilitar o andamento do negócio.

Gestão de Marketing: A propaganda é utilizada em massa pelo mundo corporativo, por isso, toda empresa há um setor de marketing. O marketing é responsável pela gestão do relacionamento cliente-marca, portanto, não se resume apenas a criação de campanhas de publicidade. Esse departamento é responsável por conhecer seu público e saber qual a melhor abordagem para atingi-lo.

Gestão de Processos: Não adianta ter profissionais super esforçados, preparados e capacitados se a forma como eles trabalham se torna um obstáculo e não é eficiente. Essa gestão foca em otimizar, portanto, quanto menor a burocratização para realizar uma tarefa, menor o custo de tempo e recursos que a empresa gasta para entregar seu objetivo ao público.

O resultado de uma ótima gestão é a
otimização do ambiente de trabalho em todos os aspectos. Uma gestão moderna aumenta a produtividade do seu negócio principalmente quando se oferece ferramentas de automatização para fazer essa gestão, e que beneficiam o trabalho dos colaboradores.

Essas ferramentas de
gestão te garantem gerenciar os fluxos e processos da sua empresa, possibilitando a organização de demandas e tarefas, tornando a relação com sua equipe mais clara e prática.

É de extrema importância que em qualquer atividade que se vá realizar tenha
gestão, organização e disciplina, pois dessa forma é mais fácil de entender suas dificuldades, consertá-las e alcançar seus objetivos e metas.

Por isso, agora que você conhece mais sobre os fundamentos e alguns tipos de
gestão, analise seus métodos, sua rotina, ações e garanta o sucesso para o seu futuro!



Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite